De Maria Adelaide Silva, em 16/01/2011:

 

Pessoal,
Tenho visto uma mobilização muito grande para ajudar as vítimas das chuvas.  Seguem algumas dicas para quem quiser ajudar.
Na 6a feira, fui ao supermercado Pão de Açucar fazer uma compra para doar, pois a rede deles, que inclui Extra, Sendas e Assaí, está levando as doações em seus próprios caminhões. Havia acabado o estoque de água sem gás, todo comprado por pessoas que querem ajudar!  Uma das coisas que comprei foi sardinha, como fonte de proteína. Material de higiene pessoal também está sendo muito necessário, então comprei também sabão de coco, detergente, sabonete, escovas e pastas de dente. Estão pedindo velas e fósforos, pois muitos lugares ainda estão sem luz.
Na feirinha de orgânicos que eu frequento aos sábados, dois feirantes de Nova Friburgo não vieram. Os demais não sabem se pelas condições das estradas e até pela falta de produto (as plantações em toda a região foram bastante atingidas) ou se por algum problema mais grave – estamos torcendo que não.
Sábado fui no Hortifruti e lá também estão fazendo coleta que o próprio Hortifruti está levando. Lá tinha daquelas garrafas grandes de água e comprei duas. O caixa me agradeceu, vejam só, e me contou que os funcionários haviam feito uma coleta para comprar coisas também. Muito legal, pois a gente sabe que eles não têm dinheiro sobrando, mas a solidariedade fala mais alto. Ele me falou que o Hortifruti está levando as doações para que cheguem mais rápido e mais diretamente aos necessitados.
Ainda no sábado, li no Globo Online que ONGs de ajuda aos animais estavam pedindo donativos também, pois há muitos animais abandonados, seja porque seus donos estão em abrigos onde eles não podem ficar, seja porque morreram nos deslizamentos. Fui na pet shop e fiquei surpresa com a quantidade de doações que eles já tinham coletado, numa demonstração da força da comunicação na Internet. Os organizadores haviam avisado que já haviam recebido bastante ração e remédios e pediam outras coisas, como coleiras.
As unidades do SESC, SENAI e SESI estão também recebendo donativos. Aproveitei para dar uma limpa nos armários, doando roupas, sapatos, toalhas, jogos de cama e até dois colchonetes que há anos não são usados. Ainda tem mais coisas que precisam ser lavadas antes de serem doadas.
A Cáritas está recolhendo doações nas igrejas e também nas contas bancárias:
Caixa Econômica Federal (CEF) – Agência 1041 – OP. 003 – Conta Corrente 1490-8
Banco do Brasil – Agência 3475-4 – Conta Corrente 32.000-5.
CNPJ da Cáritas Brasileira: 33.654.419/0001-16
A Cruz Vermelha estava precisando de voluntários para separar as doações recebidas.  Quem puder ajudar, entre em contato:
Tel. 2507-3392 / 2507-3577 – Praça da Cruz Vermelha, 10/12 – Centro
Para ajuda aos animais, as doações podem ser entregues nas pet shops Bicho Bacana, Patas & Penas e Pet Gávea, que estão atuando em parceria com as ONGs Pelo Próximo e Estimação. Também podem ser entregues na SUIPA, que estará levando um caminhão de mantimentos e veterinários para Nova Friburgo. A SUIPA também está recebendo doações em dinheiro na conta:
Banco Itaú – Agência: 0584 – Conta Poupança: 54979-4 / 511 (complemento)
Favorecido: Sociedade União Internacional Protetora Dos Animais – SUIPA
CNPJ 00.108.055/0001-10
Outros locais de entrega de donativos podem ser encontrados aqui:
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/chuvas-no-rj/noticia/2011/01/saiba-como-ajudar-os-desabrigados-da-chuva-na-regiao-serrana-do-rio.html
e para os animais:
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/chuvas-no-rj/noticia/2011/01/animais-sofrem-com-feridas-e-abandono-na-regiao-serrana-do-rj.html
-=-=-=-

Anúncios