Quando Itu completou 400 anos, participei da Caminhada Luminosa, pelo Centro Histórico da Cidade.

A inserção, no YouTube, mostra algo a respeito:

http://www.youtube.com/embed/PkB3dCaPZzQ

ou

http://youtu.be/PkB3dCaPZzQ

Neste ano de 2012, o destaque é que a Caminhada Luminosa terá seu ponto alto num dos locais mais marcantes da cidade de Itu: o Parque do Varvito.

Choro das Três é destaque no Aniversário de Itu

Publicado: Quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012 por Tamara Horn

Show integra a Caminhada Luminosa no Parque do Varvito.

divulgação

Foto

As irmãs Corina, 24 anos, Lia, 21, e Elisa, 18 encerrarão a Caminhada Luminosa

Em comemoração aos 402 anos de Itu, que serão completados no dia 02 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Cultura realizará uma Caminhada Luminosa no dia 1º de fevereiro, a partir das 20h30, no Parque do Varvito.

O tema para a caminhada será “Olhar das mulheres sobre nossa história”, que procura trazer personagens e fatos que geralmente ficam à margem da história.

Repleta de figuras carismáticas em seus 400 anos, as mulheres – em sua diversidade social, étnica, cultural e temporal – mostrarão ,durante a caminhada, como interferiram, apoiaram e conviveram com momentos decisivos das transformações culturais que a cidade experimentou ao longo desse período.
Pelo olhar da índia, da sinhazinha, da negra, da caipira, da imigrante, da branca, da tecelã e da dona de casa, a Caminhada Luminosa percorrerá as ruas da “Boca do Sertão”, as estradas poeirentas das fazendas, o caminho entre a casa grande e a senzala, as ruas que levam às tecelagens, às bancas de frutas e verduras dos becos e dos largos.

Fugindo do lugar comum, a Caminhada Luminosa 2012 terá como palco o Parque do Varvito, com a performance de atores, cenários, teatro e demais recursos cênicos que proporcionarão ao público uma verdadeira vivência cultural pela nossa história.

O encerramento será no anfiteatro do Parque, com o grupo musical feminino “Choro das 3”, integrando o Projeto Tom Natural ao evento.

A entrada para o evento será no portão do fundo do parque, localizado na rua Glacial, Vila Rica, perto de uma das entradas do condomínio Portal da Vila Rica. Os organizadores do evento informam que, antes da Caminhada Luminosa no Parque Geológico do Varvito, será acesa uma pira como marco do início das comemorações dos 402 anos na praça Padre Anchieta (Bom Jesus). Após o acendimento da pira, estarão disponíveis três micro-ônibus para transportar gratuitamente os munícipes interessados em participar da Caminhada Luminosa, até o Parque Geológico do Varvito.

Toda a população está convidada a comparecer a mais este evento em homenagem ao aniversário de Itu.

Leia mais em:

Itu.com.br – Cultura – Choro das Três é destaque no Aniversário de Itu

Anúncios