Embora já postado aqui, por informação prestada por MyHeritage Portuguese Blog, considero a repetição importante, porque, muitas vezes, desconhecemos que os documentos sobre nossos antepassados imigrantes podem ser solicitados via Internet, assim como muitos cartórios brasileiros estão habilitados a fornecer documentos com pedidos pela Internet. Feito o pedido, imprimimos um boleto para as despesas, pagamos o valor anunciado, avisamos sobre o pagamento e recebemos, pelos Correios, os documentos solicitados.

ACERVO DO MEMORIAL DO IMIGRANTE CHEGA AO ARQUIVO

O Arquivo Público do Estado de São Paulo recebeu, no final de dezembro de 2010, mais um acervo fundamental para a memória pública paulista. Trata-se da documentação do Memorial do Imigrante, instituição que passa atualmente por uma fase de reorganização e reforma do seu prédio, localizado na Mooca. Entre 1887 e 1978, a antiga Hospedaria dos Imigrantes recebeu pessoas de mais de 60 nacionalidades e etnias, todas devidamente registradas em livros e listagens. Atualmente, o Memorial, além de ter se tornado uma atração turística, presta um serviço público importante, fornecendo certidões de chegada de estrangeiros aos seus descendentes.

O recebimento desses documentos exigiu da equipe do Arquivo uma mobilização considerável. Foram transferidas 3.730 caixas, contendo processos e vários outros itens documentais, além de 92 arquivos de aço com fichas. Quanto ao material iconográfico, o Arquivo recebeu 28 mapotecas e 53 caixas de variados tamanhos, contendo álbuns fotográficos, fotos dos núcleos coloniais e dos imigrantes e suas famílias, cartões postais, negativos fotográficos de vidro e álbuns com negativos flexíveis.

O recebimento do acervo foi realizado no dia 29 de dezembro de 2010, com a participação de mais de 30 funcionários do Arquivo. O trabalho de organização foi iniciado no dia 3 de janeiro e prosseguirá nos próximos meses, possibilitando que o público tenha acesso a segmentos do acervo até então indisponíveis à consulta.

Procedimentos para emissão de certidões

O atendimento para emissão de certidões relativas a imigrantes foi iniciado em 11 de janeiro e ocorrerá sempre de 3ª a sábado, das 9 às 17h.

O interessado deverá dirigir-se ao Arquivo para solicitar a pesquisa. Caso não o possa fazer, deverá entrar em contato pelo telefones (11) 2089-8151, (11) 2089-8100 ou pelo e-mail certidoes@arquivoestado.sp.gov.br para mais informações.

Nesta página pode ser acessado o Formulário de solicitação de certidão. Quanto mais informações o requerente trouxer a respeito do imigrante, mais fácil se tornará a busca e a identificação do documento. É muito importante que o requerente nos cientifique acerca da finalidade da pesquisa e das informações específicas de que necessita.

O Arquivo produzirá três tipos de documentos:

  • certidão de registro certidão de registro (transcrição literal dos dados das fichas de estrangeiro);
  • declaração de que nada consta (produzida com base na inexistência da ficha de registro de estrangeiro);
  • certidão de desembarque (produzida com base nos livros e listas de desembarque).

Em breve, disponibilizaremos em nosso site os bancos de dados antes acessados na página do Memorial do Imigrante, de forma que algumas informações sobre imigrantes presentes nos livros de entrada já possam ser acessadas pela internet.

Formulário de solicitação de certidão

Pesquise aqui seu familiar

:: ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO :: Centro de Difusão e Apoio à Pesquisa

Anúncios