Enviada pelo amigo Joaquim Emídio, a quem agradeço, peço permissão à Folha de São Paulo, para inserir, editada, essa notícia boa para os moradores de Itu, do Estado de São Paulo, do Brasil, pois esse monumento histórico abriga o SANTUÁRIO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS (que merece ser visitado, é emocionante local de orações, bem como o é toda a Igreja do Bom Jesus), elogiar aos que estão se movimentando para iniciar a reforma, dentre essas pessoas a prima “Nininha” (dá-lhe, Melinha), que se tornou “bingueira” (bingos beneficentes são autorizados) e ajudante de vender pizza.

Sinhá, cadê “seu” Padre?

Está ajudando a restaurar um templo de orações tombado pelo Patrimônio Histórico Paulista, assim como os demais Padres, de Itu/SP, mobilizam suas congregações para salvar outras igrejas centenárias.

24/11/2010 – 03h00

Moradores de Itu (SP) se mobilizam para reformar igreja do século 18

DE SÃO PAULO

Erguida na segunda metade do século 18 e tombada pelo patrimônio histórico paulista, a igreja do Bom Jesus, em Itu, sofre com infestação de cupins, riscos de curto-circuitos, pintura descascada e várias rachaduras.

Enquanto o projeto de restauro segue parado por causa de burocracia, os moradores da cidade do interior, a 101 km de São Paulo, resolveram se mobilizar e consertar, pelo menos, a parte elétrica.

“Fizemos bingos e estamos levantando doações com empresários porque a paróquia não tem dinheiro para bancar a obra”, diz o engenheiro Ricardo Pacheco Silva, que integra a Associação de Amigos do Restauro do Bom Jesus, criada para dar impulso às obras.

A reforma na parte elétrica da edificação, que surgiu como a primeira capela da cidade, será feita ainda este ano.

Já a recuperação estrutural do conjunto arquitetônico –que, além da igreja, inclui um seminário e um teatro– não tem data para começar.

Em 2006, foi elaborado um minucioso projeto de restauro, que ainda não saiu do papel por vários entraves.

A Diocese de Jundiaí, que precisa aprovar o projeto a fim de captar patrocínios, por exemplo, ficou quase um ano sem bispo, atrasando o processo. “Agora o novo bispo assumiu. Estamos esperando o OK”, afirma Silva.

Rodrigo Capote/Folhapress

Igreja do Bom Jesus, no centro histórico de Itu, vai passar por reforma; veja outras imagens

Igreja do Bom Jesus, no centro histórico de Itu, que deve passar por reforma; veja outras imagens do patrimônio da cidade

RESGATE

Elaborado pelos arquitetos Regina Sasso e Marco Winther, o projeto pretende resgatar as características originais da edificação.

Como boa parte das construções históricas brasileiras, a capela passou por várias modificações ao longo do tempo. A nave central é a única parte que ainda guarda características originais: as paredes em taipa de pilão, marcas do período colonial.

Já a fachada e o santuário, reformados entre o final do século 19 e o início do século 20, tiveram a estrutura substituída por alvenaria, com uma arquitetura neoclássica.

Nos estudos para a elaboração do projeto, a equipe descobriu pinturas barrocas do século 18 no teto da capela, que haviam sido cobertas por tinta e agora serão recuperadas e evidenciadas.

Folha.com – Cotidiano – Moradores de Itu (SP) se mobilizam para reformar igreja do século 18 – 24/11/2010

Leiam, também, a postagem sobre o Sagrado Coração de Jesus, na Igreja Bom Jesus de Itu, mensagem que me foi enviada pela prima Nininha [Melinha]:

https://maluber2.wordpress.com/?s=Santu%C3%A1rio+do+Sagrado+Cora%C3%A7%C3%A3o+de+Jesus&submit=Pesquisar

Anúncios