ARTE JAPONESA EM CAMPO DE ARROZ 

Recebi as fotos de Arte japonesa em campos de arroz de minha prima Maria Adelaide.

Porque estavam no corpo da mensagem eletrônica, não soube trazer as fotos para o meu espaço Sinhá, cadê "seu" Padre? do Windows Live.

Procurei, busca "Bing", que me apontou diversos blogs em que as fotos foram inseridas, além claro, dessa indicação para o YouTube.

Num desses blogs (não é crítica, é uma colaboração pessoal), o comentário foi no sentido de perder tudo, na colheita, então, para que fazer?

Minha colaboração pessoal: é questão cultural, de séculos e os agricultores, certamente, demonstram, em forma de arte, o amor pelo cultivo do grão mais importante para o continente asiático.

No Brasil, provavelmente de origem européia, na procissão de Corpus Christi, há a tradição de confeccionar tapetes feitos de materiais descartáveis, tais como: serragem tingida ou não, pó de café, casca de ovo, areia colorida ou não…

No início da procissão, formam-se duas alas, para não pisar no tapete confeccionado ao longo das ruas. Só o Corpo de Cristo, protegido e levado nas mãos, pode pisar no tapete (afinal, o tapete foi feito em honra dele), por quem o carrega. Depois, "liberô geral". Os participantes da procissão que vêm atrás do Corpo de Cristo, se deleitam pisando no tapete.

Por último, os funcionários da empresa de limpeza pública, munidos de pás e vassouras, fazem os montes dos materiais do tapete, colocam-nos sobre o caminhão que os acompanha para recolher os detritos e, se necessário, um caminhão da empresa que fornece água do muncicípio passa lavando as ruas.

Assistam a beleza do vídeo do YuoTube e aproveitem para assistir, também, aos vídeos relacionados.

(Acredito que eu tenha conseguido melhorar a exibição de vídeos do YouTube com a instalação, direto de www.microsoft.com, do Microsoft Silverlight 4. Já havia lido algo a respeito de uma adaptação da Microsoft nesse sentido. Não me perguntem como fui direcionada a isso. Foi bom, então, agradeço.)

PÉROLA CULTURAL

YouTube – Arte japonesa em campos de arroz

   

